quarta-feira, 21 de março de 2012

"Falda não, CAÇINHA!" - O desfralde aconteceu !!!

É minhas amigas, aqui em casa o sonhado e esperado desfralde chegou!
Do modo como eu imaginava, sem pressão, stress, choros, etc.


Assim como foi parar com a amamentação, eu sempre quis que os outros marcos de Alice fossem o menos traumáticos possíveis. Dessa forma, comprei UM SÓ penico, desses bem baratinhos da Turma da Mônica,há bastante tempo (inclusive falei sobre ele aqui no blog) e fui estimulando ela lentamente!


Muitas vezes, ela passava dias fazendo só aí...Mas dai depois de uns dias, acabava regredindo.
Completamente normal, ela ainda não estava preparada.


Notei que algumas coisas precisam acontecer e favorecer o desfralde,para que o mesmo seja uma maravilha para ambas as partes.
Não sou de seguir regras, parâmetros, livros! Sigo a minha intuição e isso tem dado muito certo aqui em casa.


De quê adianta a famosa Encantadora que de encantadora para mim não tem bufa nenhuma! de Bebês dizer a idade que seu filho DEVE ser desfraldado se uma série de acontecimentos e razões o atrapalham a seguir UM PARADIGMA imposto?!


Enfim!
Cada um tem o seu tempo, seu "click"!


Acho completamente desnecessário e um dinheiro na lata de lixo que me perdoe quem tenha   aqueles vasinhos caréssimos da Fisher and Price que cantam e o caramba a quatro! Aqui só estimula a brincadeira e nada mais. No shopping,supermercado, escola, casa da vovó e etc não terá vasinho que treme e canta, logo, para quê estimular a criança em algo que ela vai ter como referência se a danada não estará nos lugares por onde ela anda?


Alice acostumou tanto no vaso de adulto, que nem se quer o adaptador infantil ela usa. Está aqui guardado e nunca usado!
Escolhemos o banho social para ela usá-lo exclusivamente. Assim evitamos o nosso contato com o vaso dela.


Esperei também o sol sair bem bonito e forte aqui Sampa, porque desfraldar com tempo ruim/inverno/fio é judiação e aumentam as possibilidades de gripe/resfriado.


Assim como no dia que resolvir iniciar o desmame, eu sentei com ela e conversei, conversei, conversei..
Falei que ela sempre brincou de fazer xixi no vaso, mas que de agora em diante, como ela já é uma mocinha GANDI ela só iria fazer lá no banheiro; citei o nome de todo mundo que faz xixi no vaso para ela ter referência umas 30 pessoas pelo menos,  incluindo vovós, titios, primos, Patati e Patatá, Bob Esponja, Barbie, Polly, etc.


Apresentei o  mundo colorido das calcinhas! Ainda que ela já as utilizasse, comprei mesmo assim algumas novas e deixei com que ela abrisse os pacotes, como se fossem presentes! E dessa forma ela se apaixonou pela Moranguinho e toda vez que vai tomar banho e tem que trocar de roupa já pede : "Qué caçinha da morango!"


Estimulo ela a se limpar, dar a descarga e lavar as mãos sozinha! Claro que a apoio com tudo isso! Mas é uma questão de se sentir responsável! Ela ama!


Ainda que alguns livros mandem fazer o contrário e que se danem eles! rs aqui em casa rola muito "tchau"para o xixi e o cocô e isso é super divertido e estimulante.


Nesses mais de 10 dias sem fralda, a Alice fez uns 2 xixis no chão e ontem um cocô na calcinha pois ela não conseguiu segurar e veio correndo e chorando me contar. Deu um aperto do coração! Conversei e disse que não tinha problemas, que até a mamãe já fez na calça....hahuaa, mas que não era legal porque sujava o bumbum, etc.


Não quero pressionar, até porque não estou muito a fim de acordar pela madrugada para levar ela no banheiro, mas já sinto que esteja preparada até para tirar a fralda da madrugada, pois ela DETESTA colocar a fralda a noite para dormir, e a quantidade de xixi ao amanhecer, é mínimo.


É amigas, o que posso dizer é o seguinte ESPEREM! 
Sempre fui mais adepta há desfraldar ela mais tarde e com menos stress do que ficar forçando e agachada boa parte do dia limpando chão! Nem que ela tivesse 03 anos, eu não queria passar por isso todo santo dia e hora.


O X da questão é sempre o mesmo, OS BENDITOS CASOS ALHEIOS, ouvi de crianças que com 01 ano não estavam usando fraldas (eu duvido, mesmo!), ou seja, sempre haverá um mais adiantado ou mais lento que os nossos filhos e isso não deve ser um problema ou pressão para ninguém.


Enfim,
Estou livre de trocas de fraldas, o bolso agradece também..
Mas levantar de hora em hora para ir ao banheiro com Alice também é um saquinho às vezes, ou seja, para tudo paga-se um preço né?!


Um beijo meninas!
E que o desfralde seja calmo e gostoso para vocês, como foi aqui conosco.

2 comentários:

Bete Strøm disse...

Legal o post, boas dicas... Mas eu quero o pinico cantante e dançante sim, acho fofo!! heheheh
Menina, estou aqui ja pensando como vai ser a saga do defralde do Bruno ele vai fazer dois anos em Maio, acho que esta perto de começar a tentar neh??? Aff nem me fale!!!
Beijos

Fabiana disse...

Oi amiga, obrigada pelo seu relato. Lendo seu post percebi que Laura, por enquanto, está longe do desfralde.

Ela ainda não tem maturidade para isso.

Mas tuuuudo bem. Pressa pra que? Traumas, tô fora!! Vamos levando. Falei com o pedi e ele disse que eu agi certo em esperar mais um pouco. "Daqui uns 3-4 meses vc tenta de novo."

E assim vamos levando.

Agora, parabéns por mais essa GRANDE CONQUISTA DA ALICE. Acho que junto com o andar, o desfralde é um a outra grande prova de independência e maturidade dos "pequenos".

Bjokas.